sexta-feira, 2 de março de 2012

Cinzinhas ajudam CET a aplicar multas em SP


Contratados para orientar o trânsito em regiões que passam por obras na cidade, funcionários de empresas contratadas pela prefeitura estão ajudando os agentes da CET a autuar motoristas que cometem infrações de trânsito.

Segundo depoimentos dos próprios terceirizados ao jornal “O Estado de S.Paulo”, eles passam o número de placas de veículos que cometem algum tipo de infração para os marronzinhos.

A iniciativa é irregular, já que os funcionários, batizados de “cinzinhas”, são pagos por empreiteiras contratadas pela prefeitura e têm como função apenas controlar o fluxo de veículos durante os bloqueios realizados pela CET.

Hoje, a maioria dos orientadores está no viaduto Pompeia e na ponte dos Remédios, na zona oeste, na avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Mello, na zona leste, e no entorno da estação Tucuruvi do metrô.
Três “cinzinhas” relataram que é comum anotar a placa de um veículo que cometeu algum tipo de infração e repassar a informação por rádio para os agentes da CET. Segundo eles, são relatados casos de excesso de velocidade, conversão irregular e até batidas.

Em nota, a CET informou que os funcionários exercem apenas a função de orientação do trânsito em pontos com bloqueios.

Segundo o órgão, eles não podem agir como agentes de fiscalização do trânsito. A função é exclusiva dos marronzinhos.

O órgão de trânsito afirma que o trabalho dos “cinzinhas” é monitorado, o que impede a atuação como agentes de fiscalização.

A CET diz que a contratação desses funcionários é mediada pela Secretaria de Obras, responsável pelas licitações de manutenção e conservação de pontes e viadutos na cidade.

Fonte: Band.com