quinta-feira, 14 de julho de 2011

Montadoras pedem medidas para conter importação

A disparada das importações - que representavam 5% do mercado de veículos em 2005 e pode chegar a 30% neste ano - levou as montadoras a pressionarem o governo por benefícios fiscais para carros "genuinamente brasileiros". Estudo da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) entregue aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, tem como pano de fundo a preocupação com o aumento das importações dos automóveis coreanos e chineses. A proposta sugere desoneração tributária para automóveis que atendam a um índice alto (pelo menos 60%) de componentes nacionais.

O argumento da Anfavea é o de que as empresas brasileiras estão com "um déficit competitivo" em relação aos coreanos e chineses. Embora a participação chinesa ainda seja inexpressiva, a Anfavea antevê que, em cinco anos, a presença dos carros chineses será "violenta" e atingirá o principal nicho das montadoras brasileiras, os carros mais populares.

A Anfavea quer também incentivos fiscais para as montadoras que transferirem tecnologia para a produção no Brasil, como forma de incentivar a inovação e a eficiência. A ideia é tornar o país em um polo de engenharia automotiva e inteligência produtiva.

Ontem, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) divulgou que a importação cresceu 113,1% no primeiro semestre de 2011.

Fonte: O Tempo – MG