segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Manaus: Movimentação de cargas do PIM teve crescimento de 9,87%




O volume de cargas e produtos transportados por navios que tem como origem ou destino o comércio e as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) teve crescimento de 9,87% em 2013 em comparação a 2012.

Os números fazem parte do balanço apresentado pelo principal terminal portuário da cidade e da Região Norte, Porto Chibatão, localizado na zona Sul da capital do Amazonas e responsável por mais de 80% dos produtos que passam pelo Estado via cabotagem e longo curso.

Na prática, os dados representam que mais de 210 mil contêineres passaram pelos pátios do terminal, transportados por 185 navios que atracaram no cais flutuante nos últimos 12 meses, com destaque para os que percorrem as rotas entre Manaus e os demais portos do litoral brasileiro (cabotagem) com crescimento de 16,79%, seguidos pelos cargueiros internacionais (longo curso), com acréscimo de 9,09%.

De acordo com o gestor do Terminal Alfandegado Chibatão, Jhony Fidelis, entre os fatores que possibilitaram o crescimento na movimentação em 2013 está a instalação de novas fábricas no PIM e os investimentos em tecnologia, novos equipamentos e reestruturação das operações no porto.

“Recebemos menos navios em 2013 do que em 2012, porém, as embarcações são maiores, com mais capacidade e isso representa mais eficiência e dinamismo para a economia do Amazonas que só foi possível com os investimentos realizados pelo porto nos últimos anos”, avalia Fidelis, ao destacar como exemplo os novos navios da Aliança Navegação com capacidade para 3,8 mil TEUs que passaram a opera no Chibatão no segundo semestre do ano passado.

2014

Ainda segundo as previsões do gestor, a movimentação de cargas no maior terminal portuário da cidade continuará em alta no primeiro semestre de 2014, motivado principalmente, pela manutenção do ritmo acelerado nas linhas de produção das indústrias da linha branca (TVs, geladeiras, refrigeradores e eletrodomésticos em geral) do PIM para atender a demanda do mercado interno para a Copa do Mundo de 2014.

Outro fator que segundo Jhony Fidelis vai contribuir para manter a movimentação de cargas em alta neste ano é o processo de adaptação das principais empresas do Polo para ampliar suas operações para novos turnos, uma vez que desde o início de outubro, o Terminal Chibatão está habilitado a funcionar 24 horas na entrega de mercadorias desembaraçadas pela Receita Federal e recebimento de cargas para exportação.

“Apesar de contarmos com toda a estrutura e profissionais disponíveis a demanda por estes novos horários ainda é pequena, mas muitos clientes já confirmaram que vão iniciar a operar até mesmo de madrugada nos próximos meses”, explicou Fidelis.

Fonte: A Crítica