quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Edital de melhorias na SP-79 será publicado




Os 85 quilômetros da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), que ligam Votorantim a Juquiá, receberão melhorias no pavimento asfáltico. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou ontem que o edital de licitação para a contratação das obras será publicado no próximo mês. O início do recapeamento é estimado para fevereiro de 2014, com prazo de execução de oito meses, em um custo estimado de R$ 8,38 milhões.O trecho da SP-79 escolhido pelo DER fica entre as rodovias João Leme dos Santos (SP-264) e Régis Bittencourt (BR-166). Ele começa no quilômetro 97,5, em Votorantim, e termina no 182,5, em Juquiá.

Recentemente, a SP-79 tem sido palco de uma sequência de acidentes. Somente neste mês, seis mortes foram registradas no trecho entre Votorantim e Piedade. Em 15 de outubro, o estudante Bruno Kubo, 19 anos, morreu após capotar o seu veículo Ford Fiesta na altura do km 110,8. No dia seguinte, duas pessoas faleceram e 11 ficaram feridas após a colisão entre uma Van e um Versailles no quilômetro 119,5. O último acidente ocorreu sábado, no km 109,5. Os três ocupantes do automóvel Prisma morreram, entre eles uma criança de 5 anos de idade, após uma batida frontal com uma Blazer. Outras oito pessoas ficaram feridas.

Atualmente, o trecho de 22,7 quilômetros da SP-79 entre Votorantim e Piedade apresenta um asfalto desgastado. Em alguns pontos existem buracos e em todo o percurso os remendos são visíveis. Segundo o DER, o volume diário médio de tráfego (VDM) registrado no ano passado foi de 9.990 automóveis ¿ 20% correspondem a veículos comerciais e 80% a carros de passeio. O motorista que trafega pela rodovia precisa tomar cuidado. Em alguns trechos existem uma faixa adicional, o que possibilita um melhor fluxo dos veículos. Mas, na maior parte do percurso, o condutor necessita de muita paciência para seguir atrás dos caminhões em baixa velocidade.

A rodovia possui diversas placas de sinalização para avisar o limite de velocidade permitido, que gira em torno de 80 km/h. Já os acostamentos são raros. Em caso de parada obrigatória, o motorista precisa encostar o veículo no meio do mato situado à beira do asfalto. O caminho entre Votorantim e Piedade possui 20 curvas, mas a maior concentração fica entre os quilômetros 105 e 107. É justamente nesse trecho que ficam as entradas do aterro sanitário de Votorantim e da futura penitenciária feminina da cidade.

O motorista Almir Rogério Ferreira Prestes, 36, trafega seis dias por semana pela rodovia. Ele transporta minério de Cajati, sul do Estado de São Paulo, para ser descarregado em uma empresa de Votorantim. "Conheço bem essa estrada. Falta qualidade no asfalto, a sinalização de solo é fraca, tem muito buraco e o roubo de carga é frequente", conta. Prestes diz ter participado de um acidente na rodovia há quatro meses. Segundo ele, um veículo vinha na direção contrária e perdeu o controle ao passar sobre uma poça de óleo na pista. "O carro veio parar debaixo do meu caminhão, mas o motorista só teve ferimento leve", diz.

O também caminhoneiro Alcir Brito, 56, exerce a profissão há 34 anos e diz conhecer os perigos da SP-79. "Tem muito buraco e o fluxo de veículos é muito grande", conta. "Mas não vejo problema em dirigir por aqui, pois a gente se acostuma com o sofrimento", completa. Quem também teme a SP-79 é o balconista Lazírio Bueno de Camargo Filho, 47, que mora em Piedade e trabalha em um restaurante situado no km 114,5. "Aqui na frente já vi muito acidente. Não existe uma rotatória, um retorno, e os motoristas acabam cometendo irregularidades", relata.

A Prefeitura de Piedade, por meio de nota da assessoria de imprensa, diz que também tem solicitado melhorias ao Governo do Estado, inclusive com ênfase para o trecho da Usininha e para a implantação de duas rotatórias nos bairros Jurupará e Miguel Russo.


Fonte.: Cruzeiro do Sul