quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Prefeito pede proibição da circulação de carretas em horário de pico, no AM


Após ameaça de greve dos rodoviários nesta manhã, o prefeito de Manaus Artur Neto reuniu a imprensa e voltou a solicitar contato com os empresários do transporte coletivo. O gestor explicou, na tarde desta segunda-feira (7), no próprio gabinete, que um esquema foi montado na cidade para evitar a paralisação desde as 5h da manhã.

Segundo Artur, a greve não deve ocorrer porque se configura como ilegalidade, já que não é precedida por um diálogo entre a categoria e o poder público municipal. O prefeito acredita ainda que os rumores da greve tenham sido originado por brigas internas do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus.

"Diante da suposta ameaça, fomos para a rua com a PM e agentes da prefeitura. Detectamos sinal de inquietação, mas dez pessoas não se configura em uma greve. Não acreditamos que esse movimento seja motivado por patronais", disse.

Diálogo com empresários e tarifa

Também na coletiva dada à imprensa, o prefeito de Manaus voltou a mencionar a necessidade de um diálogo com o empresariado do transporte coletivo na cidade. Enfático, Artur afirmou que vai esperar a manifestação dos empresários para um diálogo sobre o aumento da tarifa de ônibus.

No contrato das empresas de ônibus da capital, o preço da tarifa deveria ter aumentado no mês de outubro do ano passado. O prefeito relatou que deve analisar também a legislação vigente. "Vamos rever os contratos e se ele for justo e honrado, devemos seguir", destacou.

Outra preocupação de Artur Neto é a renovação total da frota de ônibus feita pela gestão municipal passada que, de acordo com o gestor, também é item colaborador para aumento da passagem. Segundo ele, os carros renovados também devem envelhecer na mesma época. "A frota vai envelhecer quase toda também. É complicação para o sistema", explicou.

O Terminal 1, no Centro da capital, e o Terminal 2, na Zona Sul serão desativados. O terminal de integração da Igreja Martriz será reestruturado e as paradas serão modificadas.

Carretas à noite

Sobre o tráfego de carretas em horários de pico, o prefeito de Manaus fez questão de afirmar que não vai mais esperar o posicionamento das empresas que trabalham com carga e descarga. Artur explicou que o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, está tomando medidas para que um decreto seja publicado, no máximo em duas semanas, impedindo oficialmente o trânsito dos carros de carga em determinado período.

Multas e reboques devem ocorrer para quem descumprir a orientação. No entanto, ainda não há data para a aplicação das penalidades. "Passei uma semana falando e parece que nem me ouviram. Não atenderam o convite do diálogo. Eles aumentam a desordem e deixam o trânsito caótico", completou o prefeito.

Fonte.: G1