terça-feira, 10 de julho de 2012

BR-262 também deve fazer parte das novas concessões de rodovias brasileiras


Depois de passar duas semanas envolvida em assuntos relacionados à conferência Rio+20 e ao Mercosul, a presidente Dilma Rousseff voltou as atenções ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), reassumindo o acompanhamento direto e pessoal das obras realizadas. Segundo informações do jornal Valor Econômico, Dilma recebeu e está avaliando estudos para fazer uma nova rodada de concessões de rodovias federais e aeroportos. As novas concessões rodoviárias brasileiras devem incluir a BR-262, trecho que liga Vitória a Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Além da BR-262, também devem fazer parte das concessões rodoviárias a BR-101 (trecho na Bahia); BR-163, entre Cuiabá, no Mato Grosso, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; e BR-153, entre Goiânia, em Goiás, e Palmas, no Tocantins. Esses trechos são considerados estratégicos na malha brasileira.
No Estado, o trecho da BR-101 entre as divisas com o Rio de Janeiro e com a Bahia já foi a leilão, que foi vencido pelo consórcio Rodovia da Vitória, formado pelas empresas EcoRodovias e SBS Engenharia e Construções, em 18 de janeiro deste ano. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a determinar que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é vinculada ao Ministério dos Transportes, não homologasse o resultado do leilão por conta de “suposta violação das normas que disciplinam as concessões de rodovias, bem como a possível ofensa ao princípio da segurança jurídica”, segundo a análise dos auditores do TCU.

A proposta do consórcio foi de R$ 0,03391 por quilômetro rodado, um deságio de 45,63% sobre a tarifa teto que foi estabelecida pela ANTT.

Depois da determinação, o TCU liberou a homologação do certame pela ANTT, depois de esclarecimentos feitos pela agência e o contrato está previsto para ser assinado até o final deste mês.

Fonte: Século Diário