terça-feira, 17 de abril de 2012

Roubos de cargas sofrem redução no Sul Fluminense


O roubo de cargas tem sido motivo de preocupação para as empresas de transportes, sindicatos e seguradoras: a cada ano, o investimento em cursos de capacitação e tecnologias tem aumentado para dar mais segurança e tranquilidade aos motoristas de caminhões que trafegam pelas estradas brasileiras, o que tem gerado uma redução nos índices desse tipo de crime.

Os números, porém, ainda são preocupantes: de acordo com Francisco Wild Bittencurt Ferreira, presidente do Sinditac (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Volta Redonda e Região Sul Fluminense), cerca de 15% dos associados já tiveram suas cargas roubadas, e diversas ocorrências são registradas semanalmente.

- Na nossa região existem muitos entroncamentos, com diversas saídas para várias cidades e estados, o que facilita as fugas dos ladrões de cargas. Por isso, o motorista deve ficar atento a certas regras e procedimentos para não ser pego de surpresa. E sempre que temos reuniões com os caminhoneiros, alertamos a eles sobre procedimentos que devem ser tomados para evitar roubos e acidentes, além de cuidados na alimentação - declarou.

Segundo Wild, as cargas que mais atraem os ladrões são as de combustíveis e aço, pois são mercadorias "colocadas" (repassadas mais facilmente). As cargas como bobinas, vergalhões e tubos são fáceis de colocar no mercado e são muitos os compradores, além de ser fácil driblar a fiscalização. Outro detalhe neste tipo de delito é que, na maioria das ocorrências, o motorista fica retido até que a carga seja descarregada, podendo demorar até 24 horas ou mais.

- Existem dois tipos de delitos, o roubo de cargas e o de caminhões, mas 90% das ocorrências no Sul Fluminense dizem respeito ao primeiro tipo. Os roubos de caminhões ocorrem mais no estado de São Paulo - explicou.

Para evitar ser roubado

O presidente do Sinditac alerta que os caminhoneiros, para se sentirem mais protegidos, têm que seguir um plano de viagem com paradas já determinadas pela transportadora - pois, se for roubado e seu percurso não estiver dentro do plano de viagem, a seguradora não paga. Algumas medidas devem ser tomadas - como não dar carona, não parar em locais ermos e muito afastados - como a beira da estrada -, só parar em postos de combustíveis conhecidos e próximos de caminhoneiros conhecidos, e sempre combinar a saída e o trajeto a seguir pelo rádio com os colegas. Outro conselho é nunca viajar sozinho e sempre em comboio de dois ou três caminhões, além de sempre manter o rádio ligado para alertar os colegas - apesar de o rastreador proteger o caminhão e a carga, alguns ladrões desmontam o rastreador, inibindo o sinal.

- Normalmente os ladrões agem da mesma forma e sempre próximos aos locais de descanso dos caminhoneiros, onde costumam soltar o equipamento que mantém os pneus cheios ou a mangueira de sustentação do freio da carreta, obrigando o motorista a parar o veículo, resultando na ação criminosa - afirmou. - Em alguns casos, os motoristas são ameaçados para contar uma outra estória e, com isso, driblar a investigação, pois muitos dos ladrões ficam com os documentos dos motoristas como garantia.
Abordagens noturnas

Segundo o inspetor Anderson Montese, chefe do 7º Núcleo de Policiamento de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, em Resende, os roubos de cargas não têm acontecido com frequência. Para coibir este tipo de crime, a PRF tem realizado operações e rondas nos locais onde a incidência é maior. Os bandidos normalmente agem em grupos e chegam em veículos, para depois saírem com o caminhão roubado.

Apesar do número de roubos de cargas ter reduzido nos últimos anos, o gerente administrativo de uma transportadora da região, Marcos Antônio, afirma que a empresa sempre está investindo em medidas de prevenção, alertando seus motoristas através de palestras e treinamentos dentro de uma estrutura em gerência de segurança, onde o principal objetivo é fazer seguir as instruções da empresa.

Medidas de segurança fazem reduzir número de roubos de cargas

Outro a confirmar a diminuição da prática criminosa é o supervisor operacional da empresa de gerenciamento de risco que atua desde 2005 na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Queiroz de Paula, responsável por organizar o carregamento de cargas e fazer o cadastramento dos motoristas na empresa.

- Foram registrados dez roubos de cargas em toda a área de operação da CSN no ano passado, sendo que dois desses delitos foram com caminhões saindo de Volta Redonda - disse ele, ressaltando que são atendidos cerca de 300 motoristas por dia nos diversos serviços de carregamento.

- Este ano tivemos apenas duas ocorrências, sendo que em uma delas a carga foi recuperada, com a prisão dos ladrões e do caminhoneiro, que também estava envolvido. Em 2009 foram registrados 45 roubos de cargas com seis recuperações, enquanto que em 2010 foram 26 roubos de cargas com oito recuperações - enumerou.

Queiroz destaca outro ponto positivo: a diminuição da participação dos próprios caminhoneiros na ação. Há alguns anos ele tinha participação em cerca de 70% dos roubos, e hoje esse índice é bem reduzido.

Um dos recursos usados com sucesso para diminuir e evitar o roubo de cargas é seguir um planejamento de viagem com pontos de paradas obrigatórias e outras recomendações.

- Se o motorista não cumprir o planejamento de viagem e a carga for roubada, a responsabilidade será da transportadora. Segundo os registros, mais de 90% dos roubos foram causados por um descumprimento do planejamento de viagem - concluiu.

Fonte: Diário do Vale