terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Restrição de circulação de caminhões sofre mudanças

O Consórcio Intermunicipal confirmou ontem, na primeira reunião ordinária do ano, que entram em vigor no dia 9 de abril as restrições à circulação de caminhões em algumas das principais vias do ABC.
A proibição está sendo esboçada desde o final do ano passado e chegou a ser adiada, a pedido das empresas de transporte da região. A partir desta quarta-feira (8), terá início o processo de orientação dos motoristas, o que inclui a instalação de sinalização nas avenidas.
As restrições sofreram mudanças em relação ao projeto original. A proibição será aplicada entre as 6h30 e 8h30, e entre as 17h e 20h. Quando o Consórcio apresentou a proposta, em dezembro do ano passado, o horário previsto era das 6h às 9h e das 16h às 20h.

“Um período de seis horas e meia [de restrição] dava um impacto muito grande durante o período todo de fornecimento das empresas. Já foi uma mudança observando esse problema”, justifica o presidente do Consórcio, Mário Reali, que decidiu rever a proibição após ouvir as reivindicações das transportadoras.
Mauá ficou de fora

Outra mudança decidida pelo Consórcio foi a retirada de Mauá da lista de cidades que seriam atingidas pela proibição da circulação de caminhões. O pedido foi feito pela própria Prefeitura, por causa do trecho sul do rodoanel.
A proibição atingiria as avenidas João Ramalho e Capitão João. “Estaríamos limitando um trecho de via que está fazendo uma ligação importantíssima para dois grandes eixos: A Jacu-Pêssego e o próprio rodoanel. A geste limitaria o escoamento de carga para estas duas vias importantes”, explica a coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade Urbana do Consórcio, Andrea Brisida.

Avenidas

A proibição de circulação de caminhões vai atingir avenidas que integram os três eixos determinados pelo Consórcio como principais gargalos de trânsito no ABC. São elas:
Santo André
Av. Giovanni Batista Pirelli
Fonte:  Repórter Diário