quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Obrigação de uso de placa refletiva é adiada de novo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou o prazo de vigência do uso das placas refletivas no país. De acordo com a deliberação encaminhada pelo Contran, a medida passa a vigorar a partir do dia 1º de abril de 2012. Com isso, os carros novos adquiridos no primeiro trimestre deste ano ainda podem ser emplacados com as placas antigas.

A Resolução 372 do Contran previa que todos os carros novos comprados a partir do dia 1º de janeiro de 2012 deveriam ser emplacados com as placas refletivas. Segundo o diretor de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Carlos Miranda, o uso da nova placa é para elevar a segurança no trânsito, tornar os veículos mais visíveis em casos de neblina ou chuva e também na condução noturna.
De acordo com Miranda, os veículos que tiverem a documentação transferida para outro município ou Estado também terão que fazer o emplacamento de acordo com as novas regras. "O Detran vai exigir que seja placa refletiva", afirmou.
O diretor de Veículos alerta ainda que a placa com película refletiva aumenta a segurança no trânsito e melhora a visibilidade do condutor ou motociclista, principalmente à noite e nas rodovias. "Oferece maior segurança para todos os usuários das vias. O próprio pedestre terá uma melhor visão do veículo à noite", destacou.
Segundo Carlos Miranda, por conta da película o tempo de durabilidade das letras e números também é maior. "Também ajuda na questão da fiscalização, já que facilita a identificação do número e letra do veículo", afirma.
Fonte: Diário de Cuiabá