segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Radial ganha faixa maior de ônibus e limite a caminhões

A principal ligação do centro com a zona leste da cidade de São Paulo ganhará um pacote de mudanças no trânsito dentro de uma semana. A partir do dia 22, quinta-feira, a Radial Leste terá 11,4 km de faixas exclusivas para ônibus no lado direito -160% a mais que a extensão atual- e novas restrições ao tráfego de caminhões e de fretados.

A justificativa é elevar em 15% a velocidade dos coletivos na via, que deve receber em 2012 obras de um corredor de ônibus à esquerda. Carros perdem espaço -já que, em parte da Radial, uma de cinco faixas fica exclusiva para coletivos (multa de R$ 127,69 para quem invadir).

Mas, segundo Neide Araki, gerente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), não se espera piora da lentidão porque, com maior limitação a caminhões e fretados, "haverá um equilíbrio".

Hoje, circulam em média 45 mil veículos por dia na Radial só das 7h às 10h. Ela já dispõe de 4,4 km de faixa exclusiva. Com a ampliação, os 11,4 km serão utilizadas por 200 ônibus por hora no pico.

O engenheiro Jaime Waisman, professor da USP, diz que as medidas "são inevitáveis", mas que a ampliação da área exclusiva para ônibus terá um impacto limitado por ser do lado direito da via. "É melhor ter isso do que nada. Mas há interferências das vias do entorno que acabam prejudicando", afirma.

A nova faixa para ônibus na Radial Leste será entre as ruas Wandenkolk e Pinhalzinho (sentido bairro) e entre as ruas Carlos Silva e da Figueira (sentido centro). Ficarão de fora os viadutos Pires do Rio e Alcântara Machado.

O funcionamento será das 10h às 23h no sentido bairro, de segunda a sexta. No sentido centro, operará 24 horas.

Caminhões e fretados - As restrições a caminhões e fretados na Radial Leste serão válidas da rua da Figueira até a avenida Aricanduva.

No caso dos veículos de carga, a via hoje já é proibida de segunda a sexta, das 5h às 21h, e das 10h às 14h de sábados, do centro até a Salim Farah Maluf. O trecho de restrição será ampliado em 3,6 km.

Assim como no restante da capital, haverá exceções para algumas atividades de cargas de veículos cadastrados. Para os fretados, a Radial será incluída na zona de restrição de segunda a sexta, das 5h às 21h. Eles poderão circular (mediante autorização e fora da faixa exclusiva), mas não serão autorizados a fazer paradas para embarque e desembarque de passageiros.

Fonte: Folha de S. Paulo